Planejamento Urbano
My Image

Porto Alegre, RS BRASIL

My Image

8AM - 7PM
Segunda - Sexta

My Image

contato

@urbanplan.com.br

Tecnologia, Arquitetura e Urbanismo

My Image

Propósito

Apoiar toda a rede de profissionais envolvida com a gestão e o planejamento urbano, e dessa forma contribuir para cidades melhores para se viver. 

Inteligência competitiva de localização urbana.

sobre

​​​​​​​Luís Antônio Zucco, sócio fundador, é um Arquiteto e Urbanista que teve uma carreira anterior de 25 anos no ramo da Tecnologia da Informação, onde atuou como desenvolvedor de softwares e administrador / gerente de TI para grandes empresas do setor privado no Brasil e no exterior.​​​​​​​

My Image

​​​​​​​​​​​​​A UrbanPlan está formando parcerias com profissionais de Arquitetura, Urbanismo e da Tecnologia da Informação para o desenvolvimento da empresa e de seus serviços e soluções.

My Image

​​​​​​Maurício Kunz, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Meridional, graduação sanduíche na École Nationale Supérieure de Nantes (França). Desenvolveu estudos sobre a infraestrutura cicloviária das cidades de Curitiba, Namtes e Copenhagem, com ferramentas de geoprocessamento (QGIS), diagramas Voronoi e sintaxe espacial urbana. 

My Image
Estratégia em Finanças
Consultoria e Representações em IoT para áreas de ne​gócios
My Image
My Image

Estivemos conferindo a Smart City Expo Curitiba 2019. Foi um ótimo evento. http://www.icities.com.br/scecwb/

Café com TI na UPF foi muito legal, público estava bem atento e fez várias perguntas sobre nossos serviços. Show!

Notícia #BagueteDiário, 27/03

Em abril, estive na PUCRS (onde me graduei em Arquitetura) para apresentar o projeto UrbanPlan. 

My Image

Em julho, participamos da jornada acadêmica da escola politécnica da PUCRS.

My Image

Em maio, participamos, à convide do AEAPF,  do 7º encontro de engenheiros e arquitetos do norte do RS na UPF.

Fomos selecionados para o 21º congresso brasileiros de arquitetos

My Image
My Image
My Image
My Image

Fomos selecionados para o Startup RS 2019.2 do Sebrae e passamos para a fase 2 do programa Centelha RS.

My Image

Em setembro, presentamos nosso projeto no Instituto de Arquitetos do Brasil.

Veja nossa solução para encontrar terrenos com potencial para a implantação de novos empreendimentos imobiliários.

Através da seleção de uma diversidade muito rica de filtros, é possível fazer a busca de imóveis/lotes com potencial para o desenvolvimento de novos empreendimentos imobiliários. Pode-se selecionar nos filtros o que se deseja encontrar, por exemplo: um lote de geometria retangular, com uma área entre 800 e 1600m², situados em uma avenida, em uma rua não pavimentada, com uma testada entre 10 e 20 metros, em uma esquina ou de frente para o final de uma via, e outros filtros ainda como índices de aproveitamento, tipo de edificação, altura máxima de possível edificação existente no lote, etc... Desta forma, os incorporadores podem se planejar melhor na escolha de seu futuro empreendimento e sair na frente dos concorrentes pela área.

inscreva-se!

descobertas e análises da cidade para gestão e planejamento urbano

Informações e modelos tridimensionais para melhorar a tomada de decisões.

Urbanismo para planejar melhores cidades para se viver.​​​​​​​

inscreva-se

FacebookInstagramLinkedin

Tecnologia, Arquitetura e Urbanismo

My Image

Visualmente podem ser analisados os zoneamentos urbanos ou estudos de figura-fundo em áreas selecionadas do mapa, é o espaço construído por uso do solo (grão) em ordem decrescente de metragem quadrada. Estes estudos e análises podem ser demonstrados em macrozonas, unidades de estruturação urbanas, sub-unidades, bairros, quadras e lotes. Neste exemplo foram apresentadas as zonas de uso nos lotes (terrenos). No canto inferior direito da imagem está exibida a mesma análise com as edificações existentes da área. 

My Image
My Image

Nesta outra simulação volumétrica aplicamos a seleção apenas da Rua dos Andradas e da Rua Duque de Caxias e, as edificações estão marcadas em cores diferentes para o uso residencial, misto e institucional. A imagem pode ser gerada de qualquer ângulo desejado ou pode ser feito um vídeo animado com uma visão de drone ou a partir da perspectiva do observador (pessoa ao nível da rua).

My Image

Acima, um exemplo de simulação volumétrica do Centro Histórico de Porto Alegre, respeitando apenas regras básicas do plano diretor e apresentando cores diferentes para edificações notáveis, edificações públicas, faculdades, hospitais e igrejas. Essas cores podem ser aplicadas também para critérios como usos específicos (misto, residencial, comercial), zonas, etc. Também pode ser feita a geração volumétrica por macrozonas, UEUs, Subunidades ou de todas edificações de uma quadra, avenida ou rua.

My Image
My Image

Usamos as melhores ferramentas de CAD, BIM e BI para automatizar a captura e extração de dados, via programação de funções e rotinas.

Todo conteúdo do banco de dados está disponível para consulta e descobertas em paineis de controle, em formato de dados ou mapas interativos. É através do painel de seleção que se escolhem os filtros que interferem automaticamente nos mapas, nas tabelas e gráficos apresentados. Essas análises e simulações atuam no relacionamento das informações do mapa da cidade com as regras do plano diretor municipal e, também em dados provenientes de censos do IBGE, de valores de venda por m² por bairro, entre outros. Cada seleção escolhida no painel pode gerar diferentes simulações volumétricas e, o resultado volumétrico pode ser editado individualmente dentro da ferramenta BIM. Também é possível usar dados fictícios para fazer estudos de alterações no plano diretor.

My Image

As informações coletadas  são organizadas e transformadas em uma base de dados analítica que pode ser cruzada com quaisquer outras informações relacionadas ao tema. Esta base de dados permite que seus recursos sejam aplicados para analises de engenheiros, arquitetos, urbanistas e empreendedores do ramo imobiliário. 

My Image

Temos todas as informações para apresentar os mesmos resultados oferecidos pela prefeitura municipal sobre a divisão territorial e o regime urbanístico da cidade por lote. Vamos além da apresentação do código dos códigos e já mostramos os valores de densidade, do índice de aproveitamento e da volumetria (altura máxima). Desta forma, simplificando a consulta para arquitetos, engenheiros e construtores. Esse painel de controle pode, por exemplo, ser disponibilizado na internet e servir como uma ferramenta de consulta web para as prefeituras ofertarem este serviço a seus habitantes.

My Image

Apresentamos o potencial construtivo geral ou específico de uma área préviamente selecionada da cidade no painel de controle. Informações como o número de quadras, número de lotes, suas áreas respectivas e o cálculo do potencial construtivo em m², assim como a lista do estoque máximo de transferência de potencial construtivo e solo criado por quarteirão e totalizado.  

My Image

Nossa base de dados tem um conjunto completo de informações sobre as áreas com restrição para construções. Aqui estão listados todos os bens inventariados de Porto Alegre (tombados, compatilização, estruturação), no mapas são apresentadas as áreas com gravames demarcados pela prefeitura, as áreas reservadas para projetos de especial interesse social AEIS, as área de APP (morros e cursos d'água. Neste exemplo foi selecionado o bairro Azenha, assim as informações apresentadas são referentes apenas a esta região.

Geramos análises também em ferramentas de geoprocessamento (QGIS), usando técnicas como os diagramas voronoi, a síntaxe espacial urbana e a geração tridimensional da volumetria da cidade. Estas técnicas possibilitaram desenvolver novos produtos e serviços importantes, como validar os parâmetros de qualidade da distribuição espacial para equipamentos públicos, desta forma sabendo se eles atendem adequadamente em localização, quantidade e a qual público de seu entorno. Além de muitas outras opções de análises em breve integradas em nossos paineis de controle.

My Image

notícias

FacebookInstagramLinkedin

Tecnologia, Arquitetura e Urbanismo

My Image

parcerias

FacebookInstagramLinkedin

Tecnologia, Arquitetura e Urbanismo

My Image

o que fazemos

FacebookInstagramLinkedin

Tecnologia, Arquitetura e Urbanismo

My Image